Educação infantil

Finalidade e objetivos específicos

Finalidade

Desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

 

Objetivos Específicos

  • Propiciar situações que facilitem o processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos, possibilitando-lhe autonomia e interação com seu meio ambiente;
  • Desenvolver a criatividade e a auto-estima da criança.
  • No último período da Educação Infantil, iniciar o processo de sistematização da leitura e da escrita, desenvolver o espírito de responsabilidade, o sentido de ordem e das estruturas lógicas matemáticas, natureza e sociedade.

ENSINO FUNDAMENTAL

FINALIDADE E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Finalidade

Promoção do ensino sistemático da leitura, da escrita e das estruturas lógicas matemáticas, tornando-se fundamental a manutenção da continuidade do processo cognitivo ao longo das primeiras séries do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos

  • aprimorar a aprendizagem da leitura e da escrita;
  • desenvolver o raciocínio lógico.

Componentes Curriculares

Os conteúdos curriculares de Língua portuguesa são trabalhados de forma preponderante, contextualizando, a partir daí, os conhecimentos de Educação Artística, Educação Física, Integração Social e Matemática.

ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 9º ANO)

ENSINO MÉDIO

Finalidades e Objetivos Específicos

Finalidades

  • formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • o fortalecimento dos vínculos de família dos laços de solidariedades humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Objetivos Específicos

    • propiciar situações que facilitem o processo de aprendizagem, conduzindo o educando no seu processo cognitivo, desenvolvendo-lhe habilidades, formação de atitudes e valores, e capacitando-o para a vida cidadã, como ser atuante e participativo;
    • trabalhar sistematicamente a formação moral, cidadã e integral do educando, conduzindo-o ao autoconhecimento e, consequentemente, à auto – estima.
    • Componentes Curriculares

      O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO BASE NORTEADORA DE SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS:

    • Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
    • Os princípios políticos, dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criatividade e do respeito à ordem democrática;
    • Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade das manifestações artísticas e culturais.
    • O PLANO CURRICULAR É CONSTITUÍDO DA BASE NACIONAL COMUM E DA PARTE DIVERSIFICADA, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, VISANDO À FORMAÇÃO DA VIDA CIDADÃ, ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO E DA TRANSDISCIPLINARIDADE.

Para levar à formação da Vida Cidadã, a Escola considera os seguintes aspectos:

saúde;
sexualidade;
vida familiar e social;
meio ambiente;
trabalho;
ciência e tecnologia;
cultura;

As disciplinas que compõem a Áreas de conhecimento são:

Língua Portuguesa;
Produção textual
Matemática;
Ciências;
Geografia;
História;
Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol, sendo esta ministradas nas turmas de 6º ao 9º ano);
Educação Artística;
Educação Física.