Segmentos


EDUCAÇÃO INFANTIL

Finalidade e objetivos específicos

Finalidade

Desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

 

Objetivos Específicos

►Propiciar situações que facilitem o processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos, possibilitando-lhe autonomia e interação com seu meio ambiente;

►Desenvolver a criatividade e a auto-estima da criança.

►No último período da Educação Infantil, iniciar o processo de sistematização da leitura e da escrita, desenvolver o espírito de responsabilidade, o sentido de ordem e das estruturas lógicas matemáticas, natureza e sociedade.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL (1º ANO)

FINALIDADE E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Finalidade

Promoção do ensino sistemático da leitura, da escrita e das estruturas lógicas matemáticas, tornando-se fundamental a manutenção da continuidade do processo cognitivo ao longo das primeiras séries do Ensino Fundamental.

 

Objetivos Específicos

►aprimorar a aprendizagem da leitura e da escrita;

►desenvolver o raciocínio lógico.

 

Componentes Curriculares

Os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa são trabalhados de forma preponderante, contextualizando, a partir daí, os conhecimentos de Educação Artística, Educação Física, Integração Social e Matemática.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 9º ANO)

Finalidades e Objetivos Específicos

Finalidades

►formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

►compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

►o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

►o fortalecimento dos vínculos de família dos laços de solidariedades humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

 

Objetivos Específicos

►propiciar situações que facilitem o processo de aprendizagem, conduzindo o educando no seu processo cognitivo, desenvolvendo-lhe habilidades, formação de atitudes e valores, e capacitando-o para a vida cidadã, como ser atuante e participativo;

►trabalhar sistematicamente a formação moral, cidadã e integral do educando, conduzindo-o ao autoconhecimento e, consequentemente, à auto – estima.

 

Componentes Curriculares

O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO BASE NORTEA-

DORA DE SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS:

►Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

►Os princípios políticos, dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criatividade e do respeito à ordem democrática;

►Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade das manifestações artísticas e culturais.

 

O PLANO CURRICULAR É CONSTITUÍDO DA BASE NACIONAL COMUM E DA PARTE DIVERSIFICADA, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, VISANDO À FORMAÇÃO DA VIDA CIDADÃ,

ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO E DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Para levar à formação da Vida Cidadã, a Escola considera os seguintes aspectos:

  1. saúde;
  2. sexualidade;
  3. vida familiar e social;
  4. meio ambiente;
  5. trabalho;
  6. ciência e tecnologia;
  7. cultura;

 

As disciplinas que compõem a Áreas de conhecimento são:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Produção textual
  3. Matemática;
  4. Ciências;
  5. Geografia;
  6. História;
  7. Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol, sendo esta ministradas nas turmas de 6º ao 9º ano);
  8. Educação Artística;
  9. Educação Física.
  10. Informática

 

 

 

 

 

 

 

Ensino Médio

Finalidades e Objetivos Específicos

FINALIDADES

►a consolidação e o aprofundamento do conhecimento adquiridos no ensino fundamental possibilitando o prosseguimento de estudos;

►a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

►o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

►a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

 

Objetivos Específicos

►propiciar o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

►trabalhar sistematicamente o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

►propiciar o domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania

 

Componentes Curriculares

O Currículo do Ensino Médio Tem Como Base Norteadora de Suas Ações Pedagógicas

►O destaque da educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes;

►o processo histórico da transformação da sociedade e da cultura;

►a língua portuguesa como instrumento de comunicação,acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

 

O plano curricular é constituído da base nacional comum e da parte diversificada, estabelecendo, relação entre as áreas de conhecimento, visando à formação da vida cidadã, através da articulação e da transdisciplinaridade.

 

Para levar à formação da vida cidadã, a Escola considera os seguintes aspectos:

  1. saúde;
  2. sexualidade;
  3. vida familiar e social;
  4. meio ambiente;
  5. trabalho;
  6. ciência e tecnologia;
  7. cultura;

 

As disciplinas que compõem as áreas de conhecimento são:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Literatura Brasileira;
  3. Educação Artística;
  4. Educação Física;
  5. Matemática;
  6. Física;
  7. Química;
  8. Biologia;
  9. História
  10. Filosofia;
  11. Sociologia
  12. Geografia;
  13. Produção textual;
  14. Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol);