Normas de Funcionamento


USO DA AGENDA

  • A agenda é um instrumento de comunicação diária entre a escola e a família. Portanto, o aluno deverá trazê-la pra escola todos os dias.
  • Através dela o responsável poderá acompanhar as tarefas de casa, os conteúdos a serem estudados e os comunicados da escola.

HORARIO DE AULA

A pontualidade traz grande benefício a todos e auxilia na formação da responsabilidade.

  • 1º Turno (Manhã):
  • Educação Infantil ……………………………………. 8 às 12h
  • Fundamental 1: (1º ao 5º ano) …………… 8 às 12h
  • Fundamental 2: (6º ao 9º ano) …………… 7h20 às 11h50/12h40
  • Médio: (1º ao 3º ano) ………………………..7h20 às 12h40

 

  • 2º Turno (Tarde):
  • Educação Infantil ………………………………………. 13 às 17h
  • Fundamental 1 (1º ao 5º ano) ……………….. 13 às 17h
  • Fundamental 2 (6º ao 9º ano) ………………… 13 às 17h30/18h20

Pedimos aos pais e alunos a colaboração quanto ao cumprimento dos horários de entrada e saída.

  • : Os alunos do Ensino Fundamental e Médio receberão no início do ano letivo o calendário de aulas e disciplinas (fixado pela coordenação). Sendo esses horários sujeitos a alterações, caso haja necessidade.
  • A tolerância permitida é de 10 minutos, após o portão será fechado, em caso de atraso, o responsável deverá mandar uma notificação por escrito na agenda.
  • IMPORTANTE: Toda 1ª e 3ª sexta-feira de cada mês os alunos da Educação Infantil sairão às 11 horas no 1º turno e 16 horas no 2º turno. As reuniões de Capacitação Pedagógica são momentos de extrema importância para avaliação, organização e planejamento do processo educativo, exigido em lei (LDB da Educação Nacional), portanto pedimos atenção aos horários de saída nos dias acima citados, combinando inclusive com o transporte do aluno(a), tendo em vista a necessidade de o professor estar em reunião.

 

SAIDA ANTECIPADA

  • A solicitação de saída antecipada deverá ser escrita na agenda e devidamente assinada pelo responsável.

 

AUTORIZAÇAO PARA SAÍDA DOS ALUNOS

  • No caso de uma eventualidade, deverão mandar por escrito, na agenda do aluno nome e RG da pessoa que está autorizada a retirá-lo. A identificação deverá ser feita na secretaria da escola, com apresentação do RG.
  • Em último caso, poderá ser feita uma ligação para a secretaria da escola, mas será necessário a confirmação de alguns dados como: data de nascimento do aluno, nº do RG do responsável, entre outros.

 

UNIFORMES

  • O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO EM TODOS OS DIAS DE AULA.
  • Em caso de emergência só será permitida a entrada do aluno mediante a justificativa por escrito do responsável.

 

 

  • Uniforme Diário
  • Infantil ao 5º ano: Camisa da escola; bermuda ou short-saia (vendido na secretaria) ou bermuda jeans no joelho ou calça jeans; meia branca e tênis. Ed. Física é obrigatório o uso do short de helanca vendido na secretaria.
  • 6º ano ao Ens. Médio: Camisa da escola; calça ou bermudão jeans no joelho (Não pode ser essas calças da moda rasgadas); meia branca e tênis.

Obs. A bermuda de helanca só poderá ser usada durante as aulas de Educação Física.

  • Uniformes de inverno: na cor padrão da escola, azul, jeans, branco ou preto.

NÃO É PERMITIDO EM NENHUMA HIPÓTESE O USO DE SAIA (NO CASO DAS MENINAS), DE SAPATILHAS OU SANDÁLIAS. O uso do tênis é obrigatório!

MATERIAL DO ALUNO

  • Todo material deverá ser identificado para facilitar sua devolução em caso de perda.
  • A escola não se responsabiliza por nenhum material perdido na escola. : Relógio, brinquedos, jóias, Celular, tablets, objetos de valores e etc.
  • Todos os alunos devem estar de posse do material solicitado pela escola no prazo estabelecido.

ESPECIAL PARA OS PAIS

  • É dever dos pais controlar a freqüência do aluno, rigorosamente dentro do horário, com uniforme completo e tarefas de casa e todo o material necessário para as aulas daquele dia.
  • Justificar as ausências do aluno as aulas e outras atividades programadas.
  • Comparecer à escola quando solicitado pela coordenação, direção ou professores
  • Ler e assinar todos os avisos e circulares
  • Comunicar a secretaria em caso de doença do aluno, apresentando atestado médico.
  • Ressaltamos a necessidade de os senhores acompanharem a vida escolar dos seus filhos, principalmente quanto à realização de lições e trabalhos. A participação nas reuniões de Pais e Mestres também é muito importante, bem como o comparecimento quando convocados pelos professores ou pela coordenação. Sugerimos, inclusive, que dificuldades encontradas com os filhos em casa relacionadas ao aprendizado sejam compartilhadas conosco.
  • Solicitamos, ainda, o apoio dos senhores para o cumprimento das regras disciplinares adotadas pela escola, já que visam à formação de um ambiente propício a uma convivência harmoniosa, com direitos e também limites, e a um aprendizado de qualidade.

Lei nº 8069 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Art 129 – São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:

III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua frequência e aproveitamento escolar;

VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

 

DE ACORDO COM O REGIMENTO ESCOLAR SÃO CONSIDERADAS FALTAS GRAVES

  • Ausentar-se da sala ou do colégio, sem autorização;
  • Trazer livros, impressos, gravuras ou escritos considerados imorais;
  • Usar bebidas alcoólicas em toda área do colégio ou em suas imediações (uniformizados);
  • Praticar, dentro ou fora do estabelecimento, ato ofensivo a moral e aos bons costumes;
  • Danificar bens materiais de propriedade do estabelecimento ou da sua guarda (ex.: Pinchar paredes, objetos imobiliários ou quebrar os mesmos) sendo cobrado o valor do material danificado;
  • Fumar nas dependências do colégio;
  • Portar qualquer tipo de droga

EM CASO DE INDISCIPLINA:

O aluno poderá ser advertido e/ou suspenso de aula e atividades.

 

 

 

SERÁ DESLIGADO AUTOMATICAMENTE O ALUNO QUE:

  • Cometer faltas graves que resultem em danos morais, físicos e materiais, quer aos participantes da comunidade, quer ao estabelecimento e/ou:
  • Após receber 3 advertências o aluno não apresentar melhoras.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

  • É de inteira responsabilidade do dono do transporte e do responsável pelo aluno.

 

AVALIAÇÕES

  • As avaliações serão trimestrais, obedecendo aos seguintes critérios:

EI (Empenho Individual) – Esta será uma avaliação continuada onde os alunos serão avaliados diariamente pelos professores através de exercícios realizados em sala e em casa, trabalhos realizados em grupo, seminários, atividades práticas, entre outros.

Avaliação Trimestral – No final de cada trimestre, será marcada pela coordenação, dentro da semana já existente no Calendário Escolar.

Contagem dos pontos – EI (Empenho Individual)……….10,0

AT (Avaliação Trimestral)……..10,0

1ª nota – EI                       2ª nota – AT                                      1ª nota + 2ª nota ÷ 2 = Média Trimestral

 

  • Nesse sistema o aluno não será liberado de nenhuma avaliação.
  • Serão considerados APROVADOS os alunos com freqüência igual ou superior a 75%, com média igual ou superior a 6.0 (seis).
  • Se, por motivo justo, o aluno deixar de realizar alguma verificação da aprendizagem, o responsável deverá justificar a falta na secretaria da escola preenchendo requerimento de 2ª chamada até 2 (DOIS) dias úteis após a data da verificação.

RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL

  • A recuperação será trimestral para alunos que obtiverem nota inferior a 6,0.
  • Os alunos farão uma avaliação que pode ser teste, trabalho ou estudo dirigido do conteúdo do trimestre a ser recuperado.

DEPENDÊNCIA

  • O sistema de dependência ou progressão parcial só ocorrerá a partir do 6° ano. E o aluno poderá cursar dependência em até 2(duas) disciplinas.
  • Os dias e horários das aulas serão fixados pela coordenação a partir do mês de Março, a presença é obrigatória e a avaliação será feita por trabalho e provas.
  • O responsável será informado no início do ano letivo o valor da dependência, o dia e o horário que serão ministradas as aulas.

MENSALIDADES / ANUIDADE

  • A anuidade será dividida em 12 (doze) cotas durante o ano letivo;
  • Só será cancelada a matricula na secretaria da escola, mediante requerimento feito;
  • Por motivo de segurança, não aceitamos pagamento de mensalidade na secretaria da escola. O pagamento deverá ser realizado na loteria ou no banco.
  • O carnê é de inteira responsabilidade do responsável que ao assina o requerimento de matricula e em caso de perda será cobrada R$: 5,00 para a 2ª via.